Depois de lançar livro sobre o canil de Paraguaçu, Álvaro Bonfim analisa obra em passagem pela tribuna da Câmara

Guilherme dos Santos Luiz 005

ANIMAIS E SAÚDE PÚBLICA

Os cachorros abandonados de Paraguaçu ganharam as páginas de um livro recém-lançado por aqui. A obra que retrata com muita sensibilidade e poder de observação a luta pelo bem-estar dos animais foi apresentada no último dia 4 de abril, em cerimônia realizada na Igreja Presbiteriana Independente.

O livro tem autoria de Álvaro de Jesus Bonfim, um paulista amante dos cães que escolheu Paraguaçu para viver e para batalhar por seus ideais. Ele esteve na tribuna livre da Câmara na noite de 15 de abril, para falar da obra e do trabalho em prol dos animais de Paraguaçu.

O amor do autor pelos cães, aliás, já era bem conhecido dos paraguaçuenses. Mas só agora a relação de afeto destinada aos animais ganhou as páginas de um livro, que foi intitulado “O canil”. A obra narra a história real do contato do paulista radicado no Sul de Minas com um abrigo canino aqui em Paraguaçu.

Falando aos vereadores na tribuna da Câmara, Álvaro relembrou em detalhes a má impressão causada pelo canil na primeira vez em que ele conheceu o local. “Havia muitos cachorros perambulando pelas ruas, e eu sempre gostei, admirava os cães. E eu falava assim: ‘Como fazer para ajudar?’ Aí eu conheci o Luciano, filho do Muchachinho, ele também é amante de cães, e em certa ocasião eu parei aqui na praça e ele falou ‘Você está disponível agora?’. Eu falei ‘Estou’. ‘Pode ir até o canil comigo?’ Eu falei ‘Vamos lá’. Quando cheguei lá, eu vi aquela situação precária. Para falar que aquilo era um canil, eu tinha que sorrir. Era uma carnificina, porque ali estavam morrendo vários animais”, destacou.

Naquele período o canil abrigava 73 cachorros, mas o trabalho do grupo de amantes dos animais em que Álvaro se inseria providenciou a doação de 60 cães em Paraguaçu e na região para pessoas interessadas em recebê-los. O livro narra justamente o desenvolvimento deste trabalho, que envolveu diversas pessoas nas tarefas de alimentação e tratamento dos cães e entrega a seus novos donos. “É uma história que tem momentos engraçados, obviamente, e também outros não, porque desses 73, 13 morreram. Eu cheguei a chorar por um deles. Mas 60 foram entregues e até hoje estão bem de saúde e bem com seus donos”, complementou o autor.

AINDA DISPONÍVEL
Depois do lançamento oficial, “O canil” ainda pode ser obtido com o próprio autor, pelo telefone (35) 8422-9069. Trata-se de leitura fácil, de um livro com várias ilustrações e que aborda a realidade de Paraguaçu.