Em visita à Câmara, alunos da Escola Municipal Professor José Augusto conhecem a rotina de trabalho dos vereadores e da equipe legislativa

EDUCAÇÃO E POLÍTICA

Guilherme dos Santos Luiz 033

Os pequenos alunos da Escola Municipal Professor José Augusto viveram um dia especial na tarde de 29 de abril. Em visita à sede da Câmara, os estudantes do terceiro ano do ensino fundamental vivenciaram um pouco da rotina legislativa, em mais um evento que fortalece os laços da Câmara de Paraguaçu com os pequenos cidadãos da comunidade.

Todas na faixa de oito e nove anos de idade, as crianças demonstraram real interesse pelo trabalho dos vereadores, que as guiaram durante a visita. O presidente da Casa, Professor Rafael, comandou uma animada apresentação sobre as funções dos parlamentares e as características do Legislativo municipal, com direito a passagem dos pequenos pelo plenário.

Na sequência, os alunos conheceram cada setor do prédio e como são desenvolvidos os trabalhos na secretaria, na assessoria jurídica, na contabilidade e na assessoria de imprensa. A visita complementou o exercício de conscientização política desenvolvido em sala de aula pelas professoras Arlene e Rosângela Valério de Lima e por toda a equipe da escola. “Nós achamos interessante não só trabalhar a conscientização política na teoria como também trazer os alunos para vivenciar na prática a realidade do trabalho dos vereadores. Todos eles demonstraram muito interesse, eles quiseram participar e nós tivemos um retorno muito positivo até dos familiares”, avaliou a professora Rosângela.

Pelo que se viu, os alunos estavam afiados quando o assunto é o trabalho da Câmara, como mostraram Huliver Ferreira Teixeira e Sara Pereira Neres. Entrevistados por nossa equipe de reportagem, eles explicaram que as principais funções de um vereador são elaborar leis municipais e fiscalizar as ações do prefeito.

CONTATO PERMANENTE
A visita dos alunos da Escola Professor José Augusto foi bastante oportuna num momento em que o parlamento se prepara para dar início às atividades da Câmara Mirim, com estudantes de cinco colégios públicos da cidade. O Legislativo segue aberto à população em geral, especialmente aos jovens.

Confira a galeria de fotos clicando aqui.

Guilherme dos Santos Luiz 009 Guilherme dos Santos Luiz 008