Em reunião no PSF Dom Bosco, vereadores discutem problemas e buscam caminhos para o setor de Saúde em Paraguaçu

SAÚDE E SOLUÇÕES

Na tarde de 29 de maio os vereadores se debruçaram sobre os problemas da Saúde no nosso município. Em reunião com diversos profissionais do setor na unidade do PSF Dom Bosco, os parlamentares relataram algumas queixas da população e buscaram informações quanto a problemas detectados.

O debate franco contou com a participação inclusive da secretária municipal de Saúde, Vivane Schiabel, além de farmacêutica e enfermeiros com cargos de chefia. Os vereadores puderam captar informações detalhadas sobre os procedimentos adotados pelos profissionais de Saúde, o funcionamento das unidades de atendimento, o transporte de pacientes para tratamentos em outras cidades e os planos da secretaria para os próximos meses.

A reunião dos vereadores com os profissionais de Saúde acabou sendo motivada pelo pronunciamento, na tribuna livre da Câmara, das paraguaçuenses Silvana Souza Sá e Joseli Aparecida da Silva Farias. Elas compareceram à sessão semanal do Legislativo na noite de 27 de maio, ocasião em que fizeram duras críticas ao atendimento de saúde no município e às supostas deficiências no tratamento de pessoas com doenças graves.

Em mais de uma hora e meia de discussão, as soluções vislumbradas pareceram apontar para algumas ideias de consenso. As principais delas foram a regularização e fortalecimento da distribuição de medicamentos, que vem enfrentando problemas há algum tempo, e a abertura de mais uma unidade de PSF, uma vez que a cobertura do programa Saúde da Família já não atinge toda a população de Paraguaçu.

“Como representantes da população, nós discutimos os problemas que existem para encontrar soluções que possam gerar resultados. Foi possível ter um amplo debate sobre o setor e os vereadores tiveram oportunidade de pontuar aquilo que consideram necessário melhorar, assim como a secretaria entendeu também que é preciso aprimorar algumas questões”, ponderou Professor Rafael. “Creio que a secretaria de Saúde deveria estar mais presente na tribuna da Câmara para passar informações, explicar os problemas e dar satisfação à população. Paraguaçu é uma cidade pequena, e ainda temos tempos de resolver questões que evitem grandes dificuldades”, enfatizou Francis da Van, cobrando uma postura mais ativa

geral 116 geral 117 geral 120geral 114