Paraguaçu perde José Geraldo Prado, o conhecido Zé Tourinho, figura marcante na política municipal e no ramo farmacêutico

MORREU O MÉDICO DOS POBRES

Se o acesso aos tratamentos de saúde ainda hoje é difícil para muitos brasileiros, imagine o cenário há aproximadamente 70 anos. Foi pelos meados do século passado que José Geraldo Prado começou a atuar no ramo farmacêutico, numa função que mudaria a sua vida e a das incontáveis pessoas que foram por ele tratadas.

Nascido em 22 de março de 1931, o conhecido Zé Tourinho era filho de Sarah e João Luiz do Prado. Casou-se com Maria Aparecida, com quem teve os filhos Wander, Santuza, Carlos Alberto, João Luiz, Alessandra e Ana Cristina, além dos netos Jéssica, Pedro Henrique, Natália, Tiago e Priscila.

Sua atuação profissional teve início em Machado, com José Lauro de Souza, e aqui em Paraguaçu junto do saudoso ex-prefeito João Eustáchio de Andrade, na Farmácia Andrade. Daí em diante sempre foi requisitado para atuar no setor. Trabalhou para Heitor Morais, na Farmácia Coração de Jesus, e posteriormente na Drogaria Popular e na Drogaria São Francisco de Assis, com os seus filhos. Mesmo depois de aposentado continuou na ativa, emprestando sua habilidade à Farmácia Nossa Senhora do Carmo.

Além das capacidades técnicas, Zé Tourinho tornou-se em Paraguaçu um símbolo de empatia, presteza e assistência aos pacientes de forma geral, principalmente aqueles mais necessitados. Era farmacêutico, mas era acima de tudo um amigo de todos, de forma que a alcunha “médico dos pobres” parece-lhe mais apropriada do que qualquer outra. Cuidou da saúde de gerações e gerações de paraguaçuenses com muito carinho.

Na política, ele sempre teve um perfil ativo e muito interessado pelas questões coletivas. Certamente uma das figuras mais genuínas e carismáticas de toda a história do município, sua atuação puxou a vitória dos pleitos para ser eleito vice-prefeito nas gestões de Evandro Barbosa Bueno em 1977 e em 2000.

Depois disso, foi eleito ainda vereador por três mandatos, confirmando sua inigualável capacidade de dialogar com as classes mais pobres e compreender suas demandas, qualidade que poucos puderam ostentar como ele aqui na cidade.

A formação atual da Câmara é ocupada por um de seus filhos, Carlos Alberto, que leva do pai o exemplo de honestidade, correção e abnegação com relação às questões locais.

Mais do que pelos cargos, no entanto, o Zé Tourinho político notabilizou-se pelo perfil conciliador, com alto potencial de articulação e apaixonado pelas causas municipais. Nem todos os serviços que ele prestou a Paraguaçu estão registrados na História, mas eles estão e estarão gravados para sempre em nossos corações.

Ele faleceu no último dia 20 de janeiro, foi velado com honras no auditório da Câmara Municipal sob numerosa presença popular e depois foi sepultado no cemitério de Paraguaçu.