Executivo vai conceder terrenos para construção de novo reservatório de água que atenda os bairros altos da cidade

porCâmara Municipal de Paraguaçu

Executivo vai conceder terrenos para construção de novo reservatório de água que atenda os bairros altos da cidade


Se o serviço de abastecimento de água continua gerando reclamações entre os paraguaçuenses, ao menos há um motivo para acreditar que a situação vai melhorar. Na noite de 22 de janeiro a Câmara aprovou um projeto de lei que autoriza o Executivo a abrir crédito especial para a aquisição de dois terrenos que servirão à Coságua.

O projeto libera um crédito especial adicional no valor de R$ 120 mil, a partir de dotação orçamentária inscrita nas contas da secretaria municipal de Obras. O dinheiro está destinado à aquisição de dois terrenos no Residencial dos Ipês, no local onde deve ser construído um reservatório de 500 mil litros para o abastecimento dos bairros altos da cidade.

De acordo com o contrato que rege a concessão do serviço de abastecimento de água no município, a prefeitura é obrigada a ceder um imóvel adequado onde a concessionária possa edificar o reservatório. Só que o cronograma previsto no documento indica que a medida deveria ter sido efetivada há três anos — e o reservatório nunca saiu do papel.

O projeto de lei prevê a compra de dois terrenos vagos. O primeiro tem 502 metros quadrados de área total e é constituído pelo lote 16 da quadra F do residencial. O segundo abrange o lote 17 e tem 465 metros quadrados de área.

Depois de comprados os imóveis, a Coságua se encarrega de construir o reservatório para atender as demandas dos bairros Colina São Marcos, Costa do Sol, Nova Paraguaçu e São Luiz. Ao fim do período de concessão, em 2030, o reservatório é incorporado ao patrimônio do município.

 

UMA LONGA HISTÓRIA

Apesar da aprovação unânime, o plenário demonstrou ressalvas quanto à demora em resolver o problema do desabastecimento e cobrou agilidade da concessionária que vai receber os terrenos comprados agora. “Os moradores dos bairros Colina São Marcos, Nova Paraguaçu, Ipês e Costa do Sol vêm sofrendo há muitos e muitos anos com a falta de água. Daí a importância da compra desses dois lotes para que seja sanado esse problema. Eu espero que a concessionária, depois de tudo aprovado, votado e preparado, também tome providência para sanar rapidamente o problema da falta de água naqueles bairros”, ressaltou Rafael Quadra.

“Pelo que me consta, todas as vezes que cai a energia elétrica, deixa de abastecer o pequeno reservatório que lá existe. E para voltar a normalidade da água no local, demora-se três horas. Então é uma situação que precisa ser sanada o mais rápido possível, o que justifica a urgência. E com a mesma urgência que essa Casa está julgando o projeto, nós pedimos que a Coságua realize o empreendimento”, reforçou Marlon Tomé.

 

ATENÇÃO PERMANENTE

Os problemas no fornecimento de água não são novos e já suscitaram inúmeras discussões e medidas da Câmara no atual e nos últimos mandatos. Em 2011 e 2012 uma comissão provisória foi formada para acompanhar de perto o trabalho da Coságua. Os vereadores da atual legislatura também já se ocupam do tema, com um grupo de estudos destinado a analisar em detalhes o contrato de concessão.


Sobre o Autor

Câmara Municipal de Paraguaçu administrator

Deixe uma resposta