Com alunos de seis escolas da cidade, Câmara Mirim promove eleições para escolher 13 jovens vereadores

JUVENTUDE

Foram anunciados os vencedores das eleições para estabelecer a formação da nova Câmara Mirim de Paraguaçu. Em processo organizado pela Escola do Legislativo, 13 alunos de seis escolas locais foram eleitos para desempenhar a função até o fim de 2018. É a segunda formação do parlamento mirim em Paraguaçu.

[rev_slider votacao]

Estabelecida por lei em junho de 2009, a Câmara Mirim tem por objetivos proporcionar à comunidade espaços de discussão sobre os anseios da juventude em direção à conquista da cidadania e despertar a consciência política nos jovens, tendo como princípios a ética, a moralidade e o bem comum.

A primeira composição para estudantes foi feita em 2014, quando os alunos cruzaram o ano discutindo questões pertinentes a sua faixa etária, visitaram a Câmara de Pouso Alegre e participaram do projeto de uma cápsula do tempo.

ALUNOS EMPOSSADOS

A ideia agora era envolver os estudantes e eleger 12 jovens vereadores para discutir e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Como houve empate entre duas candidatas na votação numa das escolas, o número de eleitos foi estendido a 13.

Podiam candidatar-se vereadores mirins alunos de escolas locais com idades entre 12 e 16 anos, matriculados de sexto ao nono ano do ensino fundamental. O processo de escolha foi feito por meio de eleição, mediante voto direto e secreto, sendo eleitores os próprios estudantes. Todo esse processo foi coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara e pela equipe diretora das escolas.

Participaram alunos do Brilho do Saber, Cefa, Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta e Pedro Leite. A eleição aconteceu entre os dias 16 e 20 de abril, e a posse aconteceu na noite de 27 de abril no plenário da Câmara, em evento do qual participaram autoridades locais, diretores, professores e familiares dos alunos. “Nós damos as boas-vindas aos vereadores mirins e esperamos que todos tenham bom proveito na caminhada, para tornarem-se políticos e cidadãos responsáveis”, salientou o presidente da Câmara, José Maria Ramos. “Esse projeto é importante para que os jovens tenham consciência do que é a boa política e de que a política é um elemento que está presente em tudo na nossa vida”, observou o prefeito José Tibúrcio do Prado Neto. “Tenho uma satisfação enorme de ver esse projeto sendo novamente implantado em Paraguaçu. Nós precisamos preparar as nossas crianças e jovens para o exercício de uma função muito importante para o município. O objetivo da Câmara Mirim é justamente esse, de despertar o interesse, o gosto e o reconhecimento da importância da política”, comemorou o ex-vereador Professor Rafael, idealizador do projeto. “A Câmara Mirim é a oportunidade de viver um contato real com a política. Precisamos formar cidadãos conscientes de seu papel político e despertar novos líderes. Esse projeto faz isso”, afirmou Ana Paula Gomes, diretora do Cefa. “A gente não pode deixar de acreditar nos nossos jovens, porque eles são as pessoas que vão estar aqui no futuro. Estou orgulhoso pela minha filha, e acredito no futuro dela”, disse Valdinei Donizeti Reis, pai da aluna Sara Vitória Reis.

[rev_slider posse]

As sessões da Câmara Mirim acontecerão uma vez por mês, no recinto da própria Câmara e incluirão palestras, dinâmicas, visitas a entidades públicas e viagens.

OS 13 VEREADORES MIRINS ELEITOS

Daniel Antônio Pereira, sexto ano, Guaipava

Odilon Tavares Neto, nono ano, Guaipava

Lorrainy Apª N. Cruz, nono ano, Maria Antonieta