Câmara Mirim 2018 realiza segundo encontro

Câmara Mirim 2018 realiza segundo encontro

O Poder Executivo foi o tema do segundo encontro dos vereadores mirins, que aconteceu na manhã do sábado, 9 de junho.

Na ocasião os estudantes aprenderam noções sobre as atribuições dos prefeitos, governadores e presidente, os desafios da gestão municipal e os mecanismos de que o chefe do Executivo dispõe para desenvolver seu trabalho.

Para um aprendizado dinâmico, eles puderam colocar em prática o conhecimento adquirido por meio do jogo “Cidade em jogo”, que simula o mandato de um prefeito e os desafios pertinentes à sua função.

Agora os vereadores mirins voltam a se encontrar no fim deste mês de junho, quando devem se reunir com o prefeito José Tibúrcio do Prado Neto.

Estabelecida por lei em junho de 2009, a Câmara Mirim tem por objetivos proporcionar à comunidade espaços de discussão sobre os anseios da juventude em direção à conquista da cidadania e despertar a consciência política nos jovens, tendo como princípios a ética, a moralidade e o bem comum.

A primeira composição do Parlamento para estudantes foi feita em 2014. A ideia para este ano era envolver os estudantes e eleger 12 jovens vereadores para discutir e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Como houve empate entre duas candidatas na votação numa das escolas, o número de eleitos foi estendido a 13.

Podiam candidatar-se vereadores mirins alunos de escolas locais com idades entre 12 e 16 anos, matriculados de sexto ao nono ano do ensino fundamental. O processo de escolha foi feito por meio de eleição, mediante voto direto e secreto, sendo eleitores os próprios estudantes. Todo esse processo foi coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara e pela equipe diretora das escolas.

Participam alunos das escolas Brilho do Saber, Cefa, Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta e Pedro Leite.