Vereadores visitam instalações de empresa que pode receber concessão de fonte de água do município

Visita vereadores Linhanyl

No último mês de março o Executivo enviou à Câmara um projeto de lei que pretende conceder à Linhanyl uma pequena área dentro do perímetro do Parque Natural Prefeito Cristiano Otoni do Prado, à Rua Armando Sólia, no bairro Vila Samanta. De acordo com o texto original da proposta, o objetivo da medida é permitir à empresa a utilização do espaço para “captação e armazenamento de águas subterrâneas para uso industrial”.

O propósito da iniciativa é possibilitar à Linhanyl, uma das maiores empresas da cidade, a obtenção de novas fontes de água que a permitam ampliar sua produção e, consequentemente, abrir até 30 postos de trabalho na cidade. Por outro lado, a proposta levanta considerações sobre a concessão a uma companhia particular de uma área delimitada como parque natural.

Diante desse cenário, os vereadores visitaram a Linhanyl na tarde de 8 de maio, quando foram recebidos pelo diretor Eduardo Gabriel e pelo funcionário Joaquim Léscio. Lá eles conheceram o parque industrial, os processos de produção e de tinturaria e analisaram de perto as demandas da firma. Depois foram até o ponto do parque natural onde a empresa pretende construir um poço para retirar água e canalizá-la até as suas instalações.

Em tramitação há quase dois meses na Câmara, ainda não há data prevista para a votação do projeto de lei que concede a exploração da fonte de água à Linhanyl.

Para saber mais

Com 220 funcionários somente na unidade de Paraguaçu, a Linhanyl está presente no nosso município há 23 anos, dedicada à fabricação de linhas de costura que podem ser tingidas em mais de 640 tonalidades de cor. De suas fábricas saem materiais requisitados em todas as regiões do país. Há outras duas unidades da empresa, instaladas nas cidades de Sorocaba-SP e Amélia Rodrigues-BA, totalizando mais de 800 empregados.