Presidente da Fhop analisa novo convênio com o Executivo e apresenta novidades na tribuna livre da Câmara

Celso Fiorini tribuna Fhop (5)

No momento em que se negociam novas bases do convênio entre o Executivo e a Fundação Hospitalar de Paraguaçu para a gestão do pronto-socorro municipal, o presidente da entidade esteve na tribuna da livre da Câmara para tratar deste tema e de outros relacionados à saúde pública na cidade.

Celso Maia Fiorini respondeu a questionamentos dos vereadores e explicou os métodos de trabalho da fundação, em pronunciamento realizado na noite de 30 de abril. O médico falou sobre as intenções da direção da Fhop de estabelecer laços com a nova legislatura da Câmara e ressaltou a necessidade de construir um pacto amistoso para constituir um sistema de saúde de melhor qualidade em Paraguaçu. “Eu acredito que somente unindo essas forças do Poder Executivo e Legislativo, pessoas comuns e autoridades, a gente pode conseguir melhorar como um todo a saúde”, enfatizou.

O tom conciliador não o impediu de abordar temas mais delicados, como o convênio firmado entre o Executivo e a Fundação para administração do pronto-socorro municipal. Celso adiantou que um novo contrato havia sido fechado, prevendo repasses mensais de R$ 250 mil, e explicou as condições que vão entrar em vigência. “Nós não conseguimos que o valor fosse o que estávamos esperando, mas haja vista a nossa ideologia e pedidos de companheiros da secretaria de Saúde e mesmo do atual prefeito e seus assessores, resolvemos aceitar o desafio de tentar fazer o hospital e a saúde, dentro de nossas possibilidades e nosso âmbito de atuação, funcionar pelo menos a contento”, analisou Celso, explicando que surgiram alterações para garantir mais transparência ao repasse de verbas.

Celso Fiorini tribuna Fhop (4)

Sem margem para suspeitas

Os vereadores, por sua vez, não se furtaram a apontar algumas dificuldades enfrentadas pela população no acesso aos serviços médico e hospitalar em Paraguaçu. As principais queixas ainda dizem respeito ao tempo de espera para ser atendido e à cobertura restrita de especialidades médicas no município. Sobre isso, Celso traçou um cenário mais otimista ao declarar que foi sanada a defasagem em áreas como ginecologia, obstetrícia, anestesia, clínica médica, cirurgia geral e pediatria, básicas no atendimento hospitalar.

Perguntado sobre as recorrentes acusações de desvio de verbas no convênio da Fhop com o Executivo, o médico foi enfático ao negar qualquer tipo de suspeita. “Antes de a pessoa afirmar ou fazer afirmações levianas, deveria comparecer, perguntar, se inteirar. Nós temos condição hoje de comprovar absolutamente cada centavo que entra e sai daquele hospital. Inclusive isso foi passado para a prefeitura num levantamento que nos foi exigido, documental, nota fiscal por nota fiscal, de tudo que foi comprado e pago dentro do hospital, para que o setor jurídico da prefeitura pudesse avaliar. E nós fizemos isso. Não sai um centavo sem que haja uma comprovação”, argumentou Celso.

Novidades anunciadas

O presidente da Fundação Hospitalar aproveitou a ocasião para anunciar algumas novidades relacionadas ao trabalho da entidade, como a realização de um curso para cuidadores de idosos, o estabelecimento de um convênio que disponibiliza exames mensais de mamografia digital às mulheres paraguaçuenses, o atendimento de um ortopedista e ações sociais bimestrais com equipes capacitadas para avaliar e informar os cidadãos na rua.