Conferência realizada na Câmara discute medidas para melhorar condições de vida em Paraguaçu [vídeo]

A prefeitura e a Câmara de Paraguaçu promoveram a etapa municipal da quinta Conferência das Cidades, evento que atraiu boa presença de público à sede do Legislativo na noite de 31 de maio. O encontro é o primeiro estágio no debate das políticas públicas voltadas a contribuir para o desenvolvimento urbano do país.

O estágio municipal prepara demandas e aponta representantes locais para a participação nas etapas estadual e nacional da conferência. A conferência deste ano trabalhou o lema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, com os objetivos de ampliar o debate sobre os desafios de transformar os municípios em espaços mais justos e assegurar o direito a uma vida digna na cidade.

As etapas municipais se realizaram durante os meses de março, abril e maio em todo o país. A fase estadual pode ser realizada entre 1º de julho e 28 de setembro, enquanto a etapa nacional acontece de 20 a 24 de novembro. O material colhido entre as populações dos milhares de municípios pelo Brasil deve subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades.

PLANOS DE AÇÕES DEFINIDO

A Câmara recebeu aproximadamente 50 pessoas para o desenvolvimento dos temas apresentados na conferência. Divididos em três grupos, os cidadãos analisaram as condições atuais do município, suas fragilidades e potenciais, para listar propostas destinadas a três setores: habitação, saneamento básico e transporte público. Antes disso, os temas foram abordados na fala do gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Oswaldo Sebastião Chaves, que explicou detalhes da atuação do banco em Paraguaçu.

Posteriormente, as sugestões das equipes de discussão foram defendidas por um representante de cada grupo diante de todos os presentes (veja quadro ao lado). Sobre habitação, falou o vice-prefeito José Tibúrcio do Prado Neto. No tópico transporte público falou o ex-prefeito Cláudio Prado Alvarenga. Por último, quem discorreu sobre saneamento básico foi Fábio Gonçalves.

Ao fim da reunião, foram eleitos o delegado titular e o suplente designados a levar as propostas e a representar Paraguaçu na etapa estadual da conferência, que deve acontecer em Belo Horizonte. As indicações de consenso apontaram como titular o presidente da Câmara, Professor Rafael, e como suplente o também vereador Professor Nildo.

As prioridades de Paraguaçu em três setores

Dividido em três grupos, o público presente à Conferência das Cidades debateu as demandas mais prementes do município para três áreas. Confira aquilo que foi definido como prioridade.

-Habitação –

• Adesão aos Planos Estadual e Nacional de Habitação
  • Reformas de casas de famílias de baixa renda
  • Construção de casas populares