Mostra aberta na Câmara de Paraguaçu expõe painéis que retratam a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade

LITERATURA E ARTE

DSCN9765
Poucos poetas produzem versos fortes o suficiente para ser incorporados à linguagem popular e ultrapassar gerações como expressões de uso corrente. Carlos Drummond de Andrade é um dos autores com essa capacidade. Se puxar pela memória é quase certo que você, caro leitor, deva se lembrar de ter ouvido alguém encarar uma situação aparentemente insolúvel com um sonoro “E agora, José?”.

Falecido em 1987, Drummond segue vivo entre nós por meio das crônicas, poemas e expressões de um dos maiores gênios da nossa literatura. Sua vida e obra são o tema de uma mostra aberta na sede da Câmara Municipal, na Rua José Bueno, na última segunda-feira, 4 de agosto.

Com passagem por diversas cidades do Brasil, a exposição itinerante “Projeto Memória” chega a Paraguaçu trazendo oito painéis que retratam de maneira visualmente atraente toda a trajetória do escritor. Estão registrados episódios da infância na terra natal, Itabira, os tempos de funcionalismo público, as convicções políticas e, claro, as grandes obras que encantaram os leitores.

O evento de lançamento foi organizado pela secretaria municipal de Educação e Cultura, que promoveu atrações especialmente preparadas para a noite festiva com a colaboração da Academia Paraguaçuense de Letras e do Coral Allegro Cantante. Entre os acadêmicos. De início o público acompanhou um vídeo em que o próprio Drrumond declama o clássico “E agora, José”. Na sequência, as acadêmicas Maria do Carmo Taglialegna Leite, Cintia Selicani e Maria das Graças Prado recitaram crônicas do autor, que foram seguidas por um jogral preparado pela também acadêmica Maria Auxiliadora Campos.

Depois da literatura, o encontro abriu espaço para a boa música. O cantor José Renato Fressato encantou a plateia com uma versão de Secos & Molhados, complementada mais adiante pela afinação perfeita do Allegro Cantante, que apresentou três canções sob regência do maestro Tiago Ferreira de Moraes.

ATÉ O DIA 16 DE AGOSTO
A exposição itinerante “Projeto Memória” tem por objetivo levar ao conhecimento do público a história, vida, obra e o pensamento de brasileiros que contribuíram para a transformação social do país. Idealizado pela Fundação Banco do Brasil, e com parceria da Petrobrás e Associação de Amigos da Casa de Rui Barbosa, o projeto homenageia personalidades dos mais diversos setores e vai a cidades dos mais variados portes.

Em edições anteriores, já foram homenageados o poeta Castro Alves (1997), o escritor Monteiro Lobato (1998), o jurista Rui Barbosa (1999), o navegante Pedro Álvares Cabral (2000), o ex-presidente Juscelino Kubitschek (2002), o sanitarista Oswaldo Cruz (2003), o sociólogo Josué de Castro (2004), o educador Paulo Freire (2005), a feminista Nísia Floresta (2006), o líder da Revolta da Chibata João Cândido (2008) e o Marechal Rondon (2009).

Além de um site, o Projeto Memória desenvolve um vídeo-documentário, um livro fotobiográfico, o conjunto pedagógico formado por um almanaque histórico e um guia do professor e da exposição itinerante. Os painéis de Drummond continuam expostos na sede da Câmara até o próximo dia 16 de agosto, com horário de visitação de 12h às 18h.

Confira a galeria de fotos completa clicando aqui