Para captar reivindicações e fortalecer laços com a comunidade, Câmara Itinerante vai promover seu primeiro encontro

PARTICIPAÇÃO POPULAR

logo camara itinerante site
No próximo dia 15 de dezembro os vereadores de Paraguaçu dão início a uma nova iniciativa para abrir as portas do Legislativo à participação popular. A partir das 19h30, a Escola Municipal de Guaipava recebe a primeira reunião da Câmara Itinerante, projeto pioneiro no município que visa expandir as fronteiras do trabalho legislativo.

Aberto a qualquer pessoa, o encontro vai ter uma dinâmica especial, diferente das reuniões ordinárias da Câmara. A ideia é dividir o público presente em grupos de discussão, cada um debatendo temas previamente apontados como importantes para a comunidade a partir de votação popular.

O propósito é diagnosticar os problemas mais prementes naquela localidade e apontar caminhos que possam viabilizar soluções de maneira mais rápida, quando isso for possível.

O projeto da Câmara Itinerante foi aprovado em maio deste ano, e desde então vem tendo sua execução planejada pela Mesa Diretora do Legislativo paraguaçuense. O principal objetivo é popularizar os trabalhos legislativos, facilitando o contato direto do vereador com a população de cada bairro urbano ou rural.

Pretende-se antever as aspirações populares, de forma que os vereadores intervenham junto a cada comunidade como interlocutores no estudo de seus problemas, encaminhando suas propostas e reivindicações aos setores competentes da administração municipal.

Com a Câmara Itinerante os parlamentares buscam reduzir a margem de erros no encaminhamento de políticas públicas necessárias em Paraguaçu, ao propiciar aos agentes políticos conhecer mais de perto a realidade de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios.

PROGRAME-SE
Os trabalhos da Câmara Itinerante serão organizados e dirigidos pelo presidente do Poder Legislativo. As reuniões terão caráter informal, e suas datas e locais serão definidos previamente e comunicados pelos canais de divulgação da própria Câmara, não concorrendo com as sessões ordinárias semanais, sempre realizadas nas noites de terça-feira.

Lembramos então que a primeira reunião acontece no próximo dia 15 de dezembro, segunda-feira, a partir das 19h30, na Escola Municipal de Guaipava. Contamos com a sua participação!