Em pleito de chapa única, Marlon Tomé é eleito novo presidente da Câmara de Paraguaçu

MESA DIRETORA

DSCN0563
A Câmara de Paraguaçu já definiu o nome do seu novo presidente, encarregado de comandar os trabalhos legislativos no biênio 2015-2016. Em reunião extraordinária realizada na tarde da última segunda-feira, 15 de dezembro, os vereadores elegeram para o cargo o atual vice-presidente, Marlon Tomé.

Vereador em primeiro mandato, o representante do partido Solidariedade estará diante do maior desafio de sua carreira política. Marlon Tomé assume o comando da Câmara de Paraguaçu no próximo dia 1º de janeiro, para um mandato que se encarra junto com a atual legislatura, em 31 de dezembro de 2016. Na presidência, ele sucede o petista professor Rafael, que esteve à frente do Parlamento no biênio 2013-2014.

SEM UNANIMIDADE
Apesar do andamento tranquilo e da existência de apenas uma chapa concorrente definida por consenso entre as bancadas, a eleição dos novos diretores não foi unânime. Os quatro postulantes aos cargos da Mesa Diretora foram eleitos por oito votos favoráveis e um voto contrário.

Além do novo presidente Marlon Tomé, vão compor a mesa Professor Nildo, como vice-presidente, Professor Rafael, como primeiro-secretário, e Claudiney Teté, como segundo-secretário.

DSCN0476

GUARDIÃO DA ÉTICA
A mesma reunião extraordinária definiu o nome do novo corregedor legislativo, cargo sob o qual recai a responsabilidade de fiscalizar as ações da Câmara e dos vereadores e zelar pelo decoro e pela ética no Parlamento.

De 2013 até aqui a função foi ocupada por Rafael da Quadra, que vai ser substituído pelo democrata José Maria Ramos. Também concorrente único, ele recebeu sete votos favoráveis, um voto contrário e um voto em branco. O novo corregedor também desempenha seu trabalho até o final de 2016.

PARA SABER MAIS: O TRABALHO DA CÚPULA LEGISLATIVA

Mesa diretora

Composta por quatro membros, a Mesa Diretora é o órgão que gerencia os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara. Dentre suas várias funções e responsabilidades, a Mesa pode fixar os subsídios do prefeito e do vice-prefeito para a legislatura subsequente, promulgar emendas à Lei Orgânica Municipal e emprestar os espaços físicos da Câmara.

Presidente

O futuro presidente Marlon Tomé será o representante legal da Câmara nas suas relações externas. É ele quem também vai conduzir as sessões legislativas, despachar requerimentos, determinar o arquivamento ou desarquivamento de proposições e dar o voto de Minerva em caso de empate nas decisões do plenário. O presidente da Câmara é o terceiro homem na linha sucessória municipal. Se prefeito e vice-prefeito estiverem impossibilitados, é ele quem assume provisoriamente o Executivo.

Vice-presidente

Ao vice-presidente Professor Nildo cabe substituir o presidente em seus impedimentos. Além disso, sempre que convocado, o vice deve superintender os serviços administrativos da Câmara e auxiliar o presidente na direção das atividades.

Primeiro-secretário

O primeiro-secretário Professor Rafael terá a tarefa de ler a ata e a matéria do expediente nas sessões legislativas, além de receber e determinar a elaboração de toda a correspondência oficial da Câmara.

Segundo-secretário

O segundo-secretário Claudiney Teté, entre outras funções, vai redigir a ata das sessões sob a supervisão do primeiro-secretário.

Corregedor

Criado em 2005, o posto de corregedor exige de seu ocupante, de maneira geral, a garantia do decoro, da ordem e da disciplina na Câmara. O agora corregedor José Maria Ramos também deve zelar pelo funcionamento harmônico e pela imagem do Poder Legislativo, além de ser o encarregado de receber denúncias contra vereadores e investiga-las.