Em reunião na Câmara, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Elói Mendes busca informações sobre programa de castração de cães

CONTATOS REGIONAIS

1

Na tarde da última quinta-feira, 5 de fevereiro, a Câmara recebeu a visita do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Elói Mendes, Paulo Antônio Ferreira, para um encontro que marcou a sequência de um trabalho pioneiro e de longo prazo que vem sendo realizado em Paraguaçu.

Reunido com o presidente e o primeiro-secretário da Câmara, Marlon Tomé e Professor Rafael, Paulo Lobão, como é conhecido, buscou referências sobre a campanha de castração de cães que desde o ano passado vem sendo implementada no município.

Com financiamento do Executivo e apoio logístico do Gruppac, o Grupo Paraguaçuense de Apoio aos Cães, diversas cadelas já passaram pela mesa de operações do médico veterinário Túlio Esdras Alvarenga. Depois de uma intervenção cirúrgica rápida, elas são encaminhadas para adoção ou voltam às ruas já sem a capacidade de se reproduzir.

2

De acordo com o secretário, os eloienses vivenciam o mesmo problema verificado aqui e há tempos vêm estudando medidas de controle ao crescimento desenfreado do número de animais de rua. Como a experiência de Paraguaçu parece ser um caminho viável para o poder público, a troca de informações mostrou-se uma iniciativa necessária.

O secretário de Elói Mendes ressaltou a necessidade de buscar ajuda para resolver um problema que se configura um desafio inclusive para a saúde pública.

secretario eloi

“Nós viemos pegar experiência do trabalho realizado em Paraguaçu e possivelmente implantar em Elói Mendes”, explicou Paulo.

“Nós também estamos sofrendo com o problema dos cães, que acarreta vários danos, doenças, ataques de carrapatos. Há vários anos vivemos isso e temos que tomar uma atitude mais drástica. É nossa obrigação fazer isso e a população está cobrando soluções”, completou.

REGIONALIZAR É O CAMINHO

Do lado paraguaçuense, a reunião também teve significativa relevância porque as lideranças envolvidas na campanha de castração entendem que o trabalho será tanto mais efetivo quanto mais amplo for o programa. O propósito é criar um circuito regional de castração, para que a população canina mantenha-se controlada num espaço territorial maior.

Um dos líderes deste movimento, o vereador Marlon Tomé analisou positivamente a iniciativa do encontro e apresentou os próximos planos da campanha.

“Dentro do projeto de castração de cães de rua, nós tivemos a ideia de regionalizar o trabalho: a mesma coisa que se faz em Paraguaçu propusemos que seja feita nas cidades vizinhas. Entendemos que isso é importante para ampliar e dar mais efetividade ao trabalho”, avaliou o presidente da Câmara.