Projeto de lei aprovado na Câmara oficializa nomes de 18 logradouros no Loteamento Sagrado Coração

Memórias urbanas

unnamed

Loteamento Sagrado Coração com bairro Parque dos Pinheiros ao fundo

Um projeto de lei de autoria dos vereadores Joaquim Bocudo e Selmo Silva resgatou a memória de diversos cidadãos que contribuíram com a história de Paraguaçu. Numa sessão marcada pela emoção, na tarde de 14 de abril, os parlamentares aprovaram por unanimidade a matéria, que dá denominação oficial a algumas ruas de um novo bairro que vai se desenvolvendo na cidade.

A proposta firmada pelos vereadores Joaquim Bocudo e Selmo Silva ainda no mês de dezembro do ano passado gera uma identidade municipal a um bairro que começa a florescer a partir do Loteamento Sagrado Coração, o primeiro situado além da rodovia BR-491 em Paraguaçu.

Ainda que bastante objetivo, o projeto é bastante amplo porque oficializa a nomenclatura de 18 logradouros do loteamento, divididos entre 15 ruas e três avenidas, todas consagradas à memória de pessoas que à sua maneira deixaram suas marcas na comunidade paraguaçuense.

Ganharam nomes de ruas as seguintes personalidades: Maria Marluce Caixeta de Holanda, Eunice Maria Pereira Ferreira, Benevides Dias Pereira Filho, Sabina Rodrigues da Silva, Aristóteles Clenio Prado Sepini, Leonel Vigato, Doutor José Inácio de Paiva, Arisberto Carlos Prado Sepini, Ed Everton Paiva Tavares, Fenelon Piragibe Porto, Aristides Cezar Sepini Prado, Maria Guiomar Prado Sepini, Irmão Gabriel Lanoue, Irmão Joaquim Pereira Romão e Irmão José Osvaldo Nunes.

Já as três avenidas nomeadas no projeto fazem referência às memórias de Geraldo Pereira Caixeta, Maria Rodrigues Paiva e Engenheiro Pedro Fonseca Paiva.

Ao longo da discussão da matéria em plenário, o nome de uma das homenageadas, Sabina Rodrigues da Silva, ganhou projeção e causou comoção entre os vereadores, em especial na fala do autor da matéria, Joaquim Bocudo.

“São 18 nomes, mas eu queria lembrar de uma pessoa em especial que é a Dona Sabina. Além dos dez filhos, eu era um dos adotados dela, porque me considerava como filho. Então eu tenho a maior honra de dar o nome de uma rua a uma pessoa que teve consideração comigo”, destacou.

“Uma das funções do vereador é dar nome às vias públicas, para poder facilitar o recebimento de correspondência. Então eu queria parabenizar todos os nomes escolhidos, que são pessoas que de uma forma ou de outra colaboraram para o nosso município”, ponderou Selmo Silva.

Depois da aprovação do projeto na Câmara, caso a lei seja sancionada o Executivo municipal fica autorizado a providenciar a colocação de placas indicativas nas ruas e a comunicar a novidade à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Abaixo vista aérea do loteamento.