Palestra promovida pelo Conselho Regional de Odontologia em Paraguaçu, com o apoio da Escola do Legislativo, ressalta métodos de prevenção do câncer de boca

porCâmara Municipal de Paraguaçu

Palestra promovida pelo Conselho Regional de Odontologia em Paraguaçu, com o apoio da Escola do Legislativo, ressalta métodos de prevenção do câncer de boca


 

QUESTÃO DE SAÚDE

Em todo o mundo, estima-se que 5% de todos os casos de mortes relacionadas ao câncer sejam verificados em função de problemas na região da boca e da faringe. Entre as suas diversas manifestações, o câncer bucal é o quinto tipo mais comum da doença. Na luta pela prevenção contra esta ameaça, o CRO-MG (Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais) visitou Paraguaçu no último dia 25 de junho para um evento especial.

O órgão promoveu uma palestra com o tema “Diagnóstico diferencial e aspectos clínicos do câncer bucal”, sob comando da professora Ana Paula Silva, especialista em Oncologia. Falando para um público numeroso no auditório da Câmara Municipal, a professora destacou quais fatores podem causar a doença e que comportamento devem ser adotados para minimizar as chances de desenvolvê-la.

Numa etapa mais avançada da palestra, a especialista destinou sua apresentação ao segmento de dentistas e auxiliares, bastante representado no encontro. Em seguida, o grupo partiu para o trabalho de conscientização pública, a partir de um estande montado no coreto da Praça Oswaldo Costa. De lá, os profissionais orientaram a população sobre a doença e distribuíram kits de higiene bucal. “O Conselho está indo a todos os municípios onde nós podemos organizar ações sociais de prevenção do câncer de boca, de divulgação da saúde bucal, de higienização correta. E a ideia é atingir não só a nossa categoria, mas também a comunidade. A nossa intenção é que a população tenha qualidade de vida, e a saúde bucal é parte integrante disso”, explicou Luciano Elói, presidente do CRO-MG.

A visita a Paraguaçu compõe um plano de interiorização do conselho iniciado há um ano e responsável pela realização de eventos em mais de 120 cidades de todas as regiões mineiras.

CAUSAS E PREVENÇÃO
O cigarro, as bebidas alcoólicas, má higiene, nutrição inadequada e traumas constantes no mesmo ponto têm sido apontados como fatores associados com o câncer da mucosa da boca. Além disso, a presença de dentes quebrados, raízes, tártaro e as próteses inadequadas ou em más condições também podem contribuir para o surgimento do câncer bucal, que é a única doença letal que o dentista pode diagnosticar ou prever.

Evitar o tabagismo e o alcoolismo, manter a boca sempre higienizada e os dentes bem tratados, visitar regularmente o dentista e atentar para qualquer lesão, ferida, caroço ou sangramento que permaneça na boca por mais de 15 dias são hábitos importantes para evitar a doença.

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui.


Sobre o Autor

Câmara Municipal de Paraguaçu administrator

Deixe uma resposta