Câmara inaugura espaço cultural que homenageia primeiro professor da história de Paraguaçu

MEMÓRIA E CULTURA

gregório
A trajetória de uma das grandes figuras de Paraguaçu foi eternizada na noite de 3 de outubro, quando a Câmara inaugurou o Espaço Cultural Professor Gregório de Léllis Gavião.
Gregório deixou sua marca na cidade como grande ilustrador e, sobretudo, como professor e primeiro diretor do Grupo Escolar Pedro Leite. O evento em sua homenagem reuniu diversos representantes da família Gavião, autoridades e lideranças municipais.

Falando em nome do Poder Legislativo municipal, o presidente Marlon Tomé relembrou como surgiu a ideia da homenagem e destacou o exemplo de correção e honestidade do professor Gregório, que acabou sendo legado aos seus descendentes da família Gavião.

Representando os familiares, Aníbal Salete de Oliveira contou detalhes da trajetória de vida do próprio avô e enfatizou sua relevância histórica para uma cidade que acabara de se emancipar e buscava construir um sistema educacional que atendesse uma população crescente no início do século passado.

O pesquisador Guilherme Prado também discursou, sempre rememorando passagens curiosas e marcantes da vida de Gregório Gavião, inclusive o discurso por ele proferido no dia 30 de agosto de 1911 saudando a conquista da independência administrativa e política do nosso município.
A escolha do velho professor para a homenagem aconteceu ainda em abril de 2013, quando os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de resolução da Mesa Diretora idealizado pelo então vice-presidente da Câmara Marlon Tomé.

A novidade agora passa a ocupar o hall de entrada do prédio da Câmara, tendo como objetivos desenvolver atividades culturais, educacionais e institucionais a fim de incentivar as diversas formas de expressão, promover lazer e entretenimento, além de possibilitar o acesso a fontes de cultura e de informação.

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui.