Câmara aprova abertura de crédito especial para programa de inseminação artificial em rebanho bovino

AGROPECUÁRIA

Uma proposta aprovada pelos vereadores no último dia 19 de fevereiro deve representar melhorias no rebanho bovino de Paraguaçu. O projeto de lei 004/2018 autoriza o Poder Executivo municipal a abrir crédito especial adicional no valor de R$ 40 mil para custeio de despesas com inseminação artificial dos animais, atendendo a demandas de pequenos pecuaristas do município.

A matéria é necessária porque não havia previsão orçamentária específica no orçamento 2018 para esse investimento. O dinheiro vai ser retirado de duas dotações, ambas relacionadas a construção e reforma de pontes em vias urbanas.

De acordo com a justificativa enviada junto à matéria, o apoio aos pequenos produtores rurais tem parceria da Emater, com seu Programa de Melhoramento Genético, que teve início em setembro do ano passado e tem obtido resultados positivos em Paraguaçu.

“Esse projeto trata de uma parceria com a Emater para fazer melhoramento genético nos nossos animais e melhorar o rebanho local. É uma medida positiva, porque o agronegócio é muito importante no nosso município”, comentou o vereador André Nasser durante a votação em plenário.

“Eu também estou de pleno acordo, tanto é que esse programa com a Emater já está dando resultados em Paraguaçu”, observou Wander do Jovino. “A iniciativa traz um benefício muito grande para os pequenos produtores rurais, que têm necessidade de contar com o apoio do poder público, principalmente nessa área da inseminação, da melhoria genética do seu rebanho”, concluiu o presidente José Maria Ramos.

Créditos da imagem: www.freepik.com/free-vector/cow-illustration_791807.htm