Câmara vai criar espaço cultural em homenagem ao primeiro professor do município

O Legislativo de Paraguaçu vai homenagear um dos nomes mais importantes da história da educação no nosso município. Os vereadores aprovaram por unanimidade na noite de 16 de abril um projeto de resolução que cria um espaço cultural que recupera a memória do primeiro professor da cidade. A novidade vai ocupar o hall de entrada do prédio da Câmara em homenagem a Gregório de Lellis Gavião, o primeiro professor de Paraguaçu, com atuação no município mesmo antes de sua emancipação.

A iniciativa da Mesa Diretora tem como objetivos desenvolver atividades culturais, educacionais e institucionais incentivando as diversas formas de expressão, promovendo lazer e entretenimento, além do acesso às fontes de cultura e de informação. A direção da Câmara se propõe a adquirir os equipamentos necessários para adequar o espaço para a realização de eventos, como cinema, exposições de pinturas, artesanato e objetos de arte, workshops, peças teatrais, eventos musicais e também a realização de palestras, cursos e debates educativos, todos franqueados gratuitamente à população.

De Campanha a Paraguaçu, um professor com dotes artísticos

Na galeria dos velhos mestres de nossa história, Gregório de Lellis Gavião é um dos personagens mais importantes na área de educação. Nascido em Campanha em 1873, ele se graduou pela famosa Escola Normal daquela cidade. Transferido para o então Carmo da Escaramuça, deu aulas e participou de bancas examinadoras em diversas escolas particulares do distrito. Com a emancipação política da cidade, em junho de 1912 foi instalado na Rua Aureliano Prado o Grupo Escolar, cuja direção coube a Gregório, nomeado pelo então governador Wenceslau Brás.

Além de professor, Gregório dispunha de diversos dotes artísticos, entre os quais a música, a pintura e principalmente o desenho. Graças a essas habilidades e a seu refinado senso de humor e comunicação, foi convidado por Pedro Leite para fazer as caricaturas do primeiro jornal do Carmo da Escaramuça, O Arara, em 1908.

Gregório faleceu em Paraguaçu em 26 de abril de 1919, deixando em nossa terra numerosa descendência.