Câmara realiza eleição para Mesa Diretora e Corregedoria no próximo sábado. Dois vereadores tentam a presidência

André Nasser e Pastor João: duas candidaturas à presidência da Câmara

DEFINIÇÕES INTERNAS

A partir das 19h deste sábado, 15 de dezembro, os vereadores vão definir a composição da Mesa Diretora da Câmara de Paraguaçu para os próximos dois anos. A eleição para o biênio 2019-2020 vai ter a concorrência de duas candidaturas: uma com a chapa fechada e outra com indicação para três dos quatro postos em disputa.

A primeira candidatura inscrita propõe uma chapa completa, assim composta:

André Romão Nasser, do MDB, para presidente
Claudiney Teté, do PSC, para vice-presidente
José Maria Ramos, do DEM, para primeiro secretário
Carlos Tourinho, do MDB, para segundo secretário

A segunda candidatura não compôs uma chapa fechada, mas apresentou três nomes isoladamente:

Pastor João, do PDT, para presidente
Marquinho Trovador, do PP, para vice-presidente
Wander do Jovino, do PP, para primeiro secretário

Os eleitos terão a missão de comandar os trabalhos administrativos da Câmara pelos próximos dois anos. A eleição vai definir ainda o novo corregedor do Legislativo.

A sessão extraordinária acontece na sede da Rua José Bueno e é aberta a toda a população.

FUNÇÕES DEFINIDAS
O Regimento Interno da Câmara define a composição da Mesa Diretora com quatro postos. Suas funções são as seguintes:

Mesa Diretora
Composta por quatro membros, a Mesa Diretora é o órgão que gerencia os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara. Dentre suas várias funções e responsabilidades, a Mesa pode fixar os subsídios do prefeito e do vice-prefeito para a legislatura subsequente, promulgar emendas à Lei Orgânica Municipal e emprestar os espaços físicos da Câmara.

Presidente
O futuro presidente (André Nasser ou Pastor João) será o representante legal da Câmara nas suas relações externas. É ele quem também vai conduzir as sessões legislativas, despachar requerimentos, determinar o arquivamento ou desarquivamento de proposições e dar o voto de Minerva em caso de empate nas decisões do plenário. O presidente da Câmara é o terceiro homem na linha sucessória municipal. Se prefeito e vice-prefeito estiverem impossibilitados, é ele quem assume provisoriamente o Executivo.

Vice-presidente
Ao vice-presidente cabe substituir o presidente em seus impedimentos. Além disso, sempre que convocado, o vice deve superintender os serviços administrativos da Câmara e auxiliar o presidente na direção das atividades.

Primeiro secretário
O primeiro secretário terá a tarefa de ler a ata e a matéria do expediente nas sessões legislativas, além de receber e determinar a elaboração de toda a correspondência oficial da Câmara.

Segundo secretário
O segundo-secretário, entre outras funções, vai redigir a ata das sessões sob a supervisão do primeiro secretário.