Em noite de lançamento de livro, Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo a paraguaçuense que se destaca na natação

HOMENAGEM

A Câmara concedeu na noite do último sábado a Medalha do Mérito Legislativo a uma conterrânea que vive no interior de São Paulo e que ostenta uma trajetória de superação e de destaque como nadadora.
Os vereadores aprovaram, na última segunda-feira, 17 de abril, o projeto de decreto legislativo que aprovou o nome de Rosana Aparecida Selicani Magalhães como a homenageada da vez.

A paraguaçuense Rosana mora na cidade de São José dos Campos e ganhou notoriedade como paratleta. Ela sofreu um acidente de moto em 7 de dezembro de 1991 e, grávida de sete meses, teve de amputar a perna esquerda. Com muita obstinação, Rosana superou o acidente e começou a sua recuperação. Quando o filho Vitor tinha apenas três meses de idade ela colocou sua primeira prótese.

Já em 1994 Rosana engravidou novamente e, apesar das dificuldades com a prótese, teve a filha Juliana em fevereiro de 1995. Em 2000 iniciou uma outra etapa em sua vida, quando começou a nadar na piscina da Vila Industrial, em São José. Até aquele momento mal sabia nadar, mas contou com o incentivo da nadadora profissional e atleta olímpica Fabíola Molina.

CURRÍCULO VITORIOSO

Dez anos após o acidente, em 2001, Rosana começou a competir representando São José dos Campos. Seu primeiro campeonato foi na também paulista Suzano e daí em diante ela não parou mais.

Em 2003, Rosana participou dos jogos regionais de Pindamonhangaba e saiu da piscina com duas medalhas de ouro. No ano seguinte, começou a participar de maratonas aquáticas, conquistando vários títulos.

A paraguaçuense participou oito vezes da Travessia dos Fortes, percurso de 3.800 metros entre Copacabana e Leme, sendo bicampeã em 2005 e 2006 e subindo ao pódio em todas as outras edições. Foi campeã paulista de maratona aquática, das Águas Abertas de Ubatuba, da maratona de Ilha Bela e da Travessia São Sebastião Ilha Bela.

Nas piscinas conquistou títulos nos Jogos Regionais e Abertos e Jogos Intercentro. Pelo exemplo de perseverança e dedicação ao esporte, Rosana recebeu a Medalha Superação da Câmara Municipal de São José dos Campos.

Já a honraria da Câmara foi concedida no último sábado, no Teatro Municipal Donato Leite de Andrade, durante o lançamento do livro “De Paraguassú a Paraguaçu”. A obra reúne diversas estórias curiosas sobre o nosso município e sobre os paraguaçuenses, incluindo a própria Rosana.

DISCURSO EMOCIONADO

Criada oficialmente em abril de 2006, a medalha do mérito legislativo reconhece o valor do trabalho de pessoas que venham a se destacar na prestação de serviços à comunidade paraguaçuense e que elevam o nome de Paraguaçu. É o caso de Rosana, que agradeceu de maneira emocionada a homenagem.

“Sou a primeira nadadora deficiente do Vale do Paraíba e do litoral Norte de São Paulo. São 17 anos nadando e representando a cidade. Mas hoje tenho muito orgulho em estar na minha terra natal, onde eu dei meu primeiro suspiro. É gratificante, é emocionante receber essa homenagem”, destacou, mencionando as raízes em Paraguaçu e o destino que a vida lhe reservou. “Minha família é muito grande aqui, tanto os Smanio, por parte de mãe, como os Selicani, por parte de pai. Nem sei como agradecer a todos. O que sei é que tudo isso que está acontecendo agora é porque eu me aceitei desde o início, perdoei a pessoa que bateu em mim. Não fosse o acidente talvez eu nem estaria aqui recebendo essa medalha”.

Com a exemplar maneira de encarar e superar os problemas, Rosana foi a 15ª pessoa a ganhar a honraria. Até então a medalha havia sido concedida a Américo Freitas de Jesus, Eric de Oliveira, Pedro Quintino Prado, Guy Teixeira Camargo, Evandro Barbosa Bueno, Carlos Melles, Silvio Sepini, Maria de Lourdes Silva Prado, Maria do Carmo Bueno, José Hermano Prado, Guilherme Prado, Francisco Cambraia da Silva, Haroldo Gonçalves Pereira e Francisco Carlos de Oliveira.