Projeto aprovado na Câmara homenageia Mara Suely Dias Salles com nome de praça no bairro da Bomba

Uma pequena praça de Paraguaçu ganhou nomenclatura oficial na noite de 16 de abril, quando a Câmara aprovou um projeto de lei firmado pelo vereador Francis Feliciano Santos. O logradouro faz a ligação das ruas Machado e Floriano Peixoto e fica bem na entrada do parque de exposições.

Agora a praça passa a homenagear a memória de Mara Suely Dias Salles, professora, empresária e esteticista falecida ainda no ano passado. Aprovada por unanimidade, a ideia de nomear o local foi bem recebida em plenário.

Antes da votação do projeto, a Câmara abriu sua tribuna livre para o pronunciamento de Rogério Salles, dentista e empresário viúvo da homenageada. Emocionado, ele relembrou passagens da vida de Mara, que se notabilizou em Paraguaçu pelo trabalho como esteticista e, décadas atrás, como grande entusiasta dos carnavais de rua da cidade. “Ela foi uma ótima esposa, uma ótima mãe. Ela sempre teve muito amor e carinho por Paraguaçu. Para nós é motivo de orgulho e de muita satisfação esse projeto”, enfatizou Rogério.

Depois disso, o projeto entrou na pauta de discussões da Câmara, período em que os vereadores enfatizaram as qualidades de Mara Salles. “Estive com alguns moradores da praça em questão e todos apoiaram esta homenagem a esta pessoa que foi muito importante em nosso município, como uma profissional bem requisitada na área de estética, foi professora por algum tempo do município, empresária e uma grande carnavalesca, dos melhores carnavais de nossa cidade”, explicou o autor do projeto, Francis da Van.

“As pessoas que foram exemplo e fizeram história devem ter seus nomes gravados, consignados em logradouros e praças públicas, para que sirvam de exemplo, de paradigma, de modelo para todas as pessoas. E Mara foi uma delas”, ressaltou Marlon Tomé. “Era uma verdadeira amante da natureza, uma pessoa que sempre tranquilizava a gente, que sempre passava aquela paz”, relembrou Selmo Silva.

Praça Mara Salles (4)INESQUECÍVEL, NOS CARNAVAIS OU NO VALE DAS PEDRAS

Mara Suely Dias Salles era filha dos conhecidos Alba Taglalegna Dias e Jaciel Alfredo de Souza Dias, o Barão. Formada no Magistério, ela atuou como professora na escola do bairro rural da Grama por dois anos e meio. Aos 19 anos, casou-se com o dentista Rogério Salles, com quem viria a ter os filhos Rogério e Agnaldo. Depois do casamento Mara morou por 14 anos na cidade paulista de Cunha. Lá conquistou muitas amizades, mas sua paixão mesmo era a terra natal, para onde retornou em 1986.

Aqui mais recentemente Mara passou a administrar junto da família a Pousada Vale das Pedras, um paraíso ecológico às margens do Rio Sapucaí. Sua ligação com a natureza era fascinante: ela era apaixonada por flores, pássaros, plantas e água. Outro campo de atuação era a profissão de esteticista, que ela iniciou em Cunha e depois trabalhou em Alfenas e Paraguaçu, concluindo o curso superior em Varginha.

Carnavalesca nata, Mara valorizava as manifestações culturais de Paraguaçu, tanto que desfilou por vários anos na Escola de Samba Marolo Atômico, quando encantava a todos com sua beleza.

Mara lutou vários anos contra um problema cardíaco, mas acabou falecendo no dia 26 de maio de 2012, com 55 anos de idade, deixando sua lembrança eternamente viva no coração de seus familiares, de sua companheira inseparável Cida e de seus amigos.